Novembro Negro Jundiaí 2022


O Novembro Negro trata-se da organização do calendário com atividades que acontecem em alusão ao mês da Consciência Negra com o objetivo de divulgação. NO ano de 2022 as ações acontecem em parceria com Organizações da Sociedade Civil, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN), o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), Unidades de Gestão, Escolas Estaduais e o Senac.

Todas as atividades são gratuitas

3 de Novembro de 2022 ( 14:30 horas ) – evento de abertura do Novembro negro no auditório do paço Municipal, com participação da Escola Estadual Maria José maia de Toledo, apresentando um recital de Slam e do grupo Afro Vida com apresentação teatral sobre Zumbi dos Palmares e Dandára. Aberto ao publico.

________________________________________________________________________________________________________________

4 de Novembro de 2022 ( 8:00 horas ) – visita ao Quilombo Brotas na cidade de Itatiba, com saída da van do estacionamento da prefeitura de Jundiaí com previsão de retorno às 11:30 horas. O grupo será recepcionado pela associação responsável pelo quilombo, para uma roda de conversa e uma caminha no quilombo. Aberto ao publico.

________________________________________________________________________________________________________________

5 de Novembro de 2022 ( 13:00 horas ) – jogo de futebol em comemoração a 4° festa da bateria ritmo na veia. O jogo acontecerá no CECE Pedro Raimundo na vila Rio Branco. A partida será entre o time de futebol da Escola de Samba Unidos da vila Rio Branco e o time de futebol da Escola de Samba Grande Rio da cidade do Rio de janeiro. Aberto ao publico.

________________________________________________________________________________________________________________

7 de Novembro de 2022 ( 8:00 horas ) – palestra para os alunos da Escola Estadual Rafael de Oliveira, localizada no bairro do Medeiros. A palestra será ministrada pelo Assessor de Políticas para Igualdade Racial, Jensen Silva e o Dr. Clayton Messias, docente do Senac; e abordará “O Hip-Hop como ferramenta de educação e instrumento para o Saber Decolonial”. Aberto ao publico.

_______________________________________________________________________________________________________________

7 de Novembro de 2022 ( 13:00horas ) – visita ao Museu Solar do Barão, com palestra sobre a história da população negra em Jundiaí. A palestra será ministrada pelo diretor do museu, o Sr. Paulo Vicentini, e como público terá a presença dos alunos da Escola Estadual Deolinda Copelli, mas também terá portas abertas para o público que quiser participar. Aberto ao publico.

8 de Novembro de 2022 ( 19:00 horas ) – palestra “O Hip-Hop antes do Hip-Hop”, no auditório do Senac . A palestra será ministrada pelo Assessor de Políticas para Igualdade Racial e também líder do coletivo The King’s, Jensen Silva, que trará a história do início do Hip-Hop no bairro do Brooklin em Nova York e também falará um pouco da sua experiência de 27 anos de Hip-Hop. Aberto ao publico.

9 de Novembro de 2022 ( 15:00 ) – roda de conversa sobre “O racismo estrutural dentro da educação e as comunidades”, ministrada pelo Assessor de Políticas para Igualdade Racial, Jensen Silva. Atividade acontecerá no Campus da Uni Anchieta, para os alunos do projeto social Braçadas para o Futuro. Aberto ao publico.

10 de Novembro de 2022 ( 19:00 horas ) – roda de conversa “A história da religião africana”, acontece na Biblioteca Municipal Nelson Foot, em um contexto trazido por Baba Giba, envolvendo a cultura Afro Brasileira, o preconceito e as dificuldades. Aberto ao publico.

11 de Novembro de 2022 ( 10:00 ) -palestra “O Hip-Hop antes do Hip-Hop”, no auditório do Senac . A palestra será ministrada pelo Assessor de Políticas para Igualdade Racial e também líder do coletivo The King’s, Jensen Silva, que trará a história do início do Hip-Hop no bairro do Brooklin em Nova York e também falará um pouco da sua experiência de 27 anos de Hip-Hop. Aberto ao publico.

11 de Novembro de 2022 ( 15:00 ) -palestra “O Hip-Hop antes do Hip-Hop”, no auditório do Senac . A palestra será ministrada pelo Assessor de Políticas para Igualdade Racial e também líder do coletivo The King’s, Jensen Silva, que trará a história do início do Hip-Hop no bairro do Brooklin em Nova York e também falará um pouco da sua experiência de 27 anos de Hip-Hop. Aberto ao publico.

12 de Novembro de 2022 ( 13:00 ) – visita ao Museu Solar do Barão, com palestra sobre a história da população negra em Jundiaí. A palestra será ministrada pelo diretor do museu, o Sr. Paulo Vicentini, o público-alvo para esta ação são os afro empreendedores. Aberto ao publico.

16 de Novembro de 2022 ( 8:00 ) – evento de grafite na Escola Estadual Benedito Loschi. 4 grafiteiros colocam as ideias trabalhadas pelos alunos, sobre a temática da consciência negra nas paredes externas da escola. Aberto ao público.

17 de Novembro de 2022 ( 18:30 ) – reunião para afro empreendedores no auditório do paço Municipal. A reunião tem a proposta de apresentar um projeto inicial e o lançamento da “Rede Afro Empreendedores”. Aberto ao publico.

17 de Novembro de 2022 ( 20:00 ) – peça teatral “Uma banheira revolucionária”, que conta a história de quatro palhaços a bordo de uma banheira a deriva, discutindo sobre as ruínas do mundo e soluções para consertá-lo. Ação da uUnidade de Gestão de Cultura, realizado na sala Jundiaí do Expressa. Aberto ao publico.

18 de Novembrode 2022 ( 20:00 ) – peça teatral “Uma banheira revolucionária”, que conta a história de quatro palhaços a bordo de uma banheira a deriva, discutindo sobre as ruínas do mundo e soluções para consertá-lo. Ação da uUnidade de Gestão de Cultura, realizado na sala Jundiaí do Expressa. Aberto ao publico.

19 de Novembro de 2022 ( 8:00 ) – “Futebol da Igualdade racial” partida de futebol entre negritude Futebol Clube e time me convidado. A partida será realizada no Estádio Dr. Jayme Cintra e na portunidade o time faz uma homenagem ao Sr. Sebastião Luiz Lourenço. Aberto ao publico.

19 de Novembro de 2022 ( 16:00 ) – “Que história é essa”, projeto de contação de história que traz fábulas do continente africano direcionadas para o público infantil. Ação da Unidade de Gestão de ultura, que será realizada no Expressa (Complexo Fepasa). Aberto ao publico.

19 de Novembro de 2022 ( 17:30 ) – nossa história e nossas brincadeiras projeto que traz amarelinha africana e descobrindo o som do tum tum do Togo, trazendo histórias do povo africano através de brincadeiras originadas na África. Ação da Unidade de Gestão de Cultura, que será realizada no Expressa (Complexo Fepasa). Aberto ao publico.

19 de Novembro de 2022 ( 19:00 ) – “ Sambadeiras de Bimba – Filhas de Biloca”. Ação da Unidade de Gestão de Cultura, que será realizada no Expressa (Complexo Fepasa). Aberto ao publico.

19 de Novembro de 2022 ( 20:30 ) – “Coração de malandro canta o samba negro”, apresentação de samba autoral do grupo artístico com temática exclusiva para cultura Negra. Ação da Unidade de Gestão de Cultura, que será realizada no Expressa (Complexo Fepasa). Aberto ao publico.

20 de Novembro de 2022 ( 16:00 ) – “nossas histórias e nossas brincadeiras”, histórias ritmadas de forma divertida traz brincadeiras originadas em países da África. Ação realizada pela Unidade de Gestão de Cultura no Expressa (Complexo Fepasa). Aberto ao publico.

20 de Novembro de 2022( 17:30 ) – Maculelê com Mestre Pássaro e alunos. Ação realizada pela Unidade de Gestão de Cultura no Expressa (Complexo Fepasa). Aberto ao publico.

20 de Novembro de 2022 ( 18:30 ) – “Batidas e rimas”, apresentação com performance ao vivo para valorização de elementos do rap, com Mc e DJ valorizando músicas dos anos 90 e 2000. Ação realizada pela Unidade de Gestão de Cultura no Expressa (Complexo Fepasa).

20 de Novembro de 2022 ( 20:00 ) – Apresentação musical da Banda de reggae Afrodiza. Ação realizada pela Unidade de Gestão de Cultura no Expressa (Complexo Fepasa). Aberto ao publico.

21 de Novembro de 2022 ( 13:00 ) –“ Workshop Poesia para resistir” uma introdução ao Poetry Slam, com a participação do Dr. Clayton Messias (SENAC) e a Poetisa e Slamer Mel Duarte. Ação da ZumbiTECA, realizada na Biblioteca Municipal Nelson Foot. Aberto ao publico.

21 de Novembro de 2022 ( 19:00 ) – Cerimônia de abertura da 6ª edição da ZumbiTECA, com abertura da exposição. Ação da ZumbiTECA, realizada na Biblioteca Municipal Nelson Foot. Aberto ao publico.

22 de Novembro de 2022 ( 19:00 ) – Desfile de Turbantes (com os alunos do curso de moda do SENAC), das 19h às 20h30. Ação da ZumbiTECA, realizada na Biblioteca Municipal Nelson Foot. Aberto ao publico.

23 de Novembro de 2022 ( 19:00 ) – Roda de conversa sobre o contexto Afro Urbano Com o Dr. Clayton messias, o rapper Alexandre R.E. e o dançarino Tchec. Ação da ZumbiTECA, realizada na Biblioteca Municipal Nelson Foot. Aberto ao publico.

25 de Novembro de 2022 ( 19:00 ) – Bate-papo literário. Ação da ZumbiTECA, realizada na Biblioteca Municipal Nelson Foot. Aberto ao publico.

26 de Novembro de 2022 ( 10:00 ) – evento de apresentação do arquivo histórico. Evento com apresentação surpresa organizado por Paulo Vicentini e ministrado pela historiadora Margarida, funcionária da UGC no arquivo histórico. No evento será apresentado uma nova tese, sobre a população negra de Jundiaí, que os historiadores do arquivo histórico, estão trabalhando há mais de dois anos. Aberto ao publico.

27 de Novembro de 2022 ( 9:00 ) – Rota afro – Circuito da memória da população negra de Jundiaí, com vagas limitadas e inscrição na pagina da Unidade de Gestão de Cultura. A rota será feita de ônibus, com 5 paradas durante o percurso. Ação realizada pela Unidade de Gestão de Cultura, com saída do Expressa (Complexo Fepasa). Aberto ao publico.

28 de Novembro de 2022 ( 12:30 ) – Slam e citação de poesias relacionadas a consciência Negra na Escola Estadual Adoniro Ladeira. Ação acontecerá no pátio interno da escola para os alunos e convidados. Aberto ao publico.

29 de Novembro de 2022( 15:00 ) – oficina de bonecas Abayomi, na EMEB Owen Zilio. A atividade será realizada pelo oficineiro Paulo Henrique (DJ Joker) e é uma proposta do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

30 de Novembro de 2022( 13:30 ) – curso de capacitação para afro empreendedores no Jundiaí empreendedora, localizado no Maxi Shopping Jundiaí. Aberto ao publico.

30 de Novembro de 2022 ( 19:00 ) – palestra abordando a temática “Racismo estrutural ”, na Biblioteca Nelson Foot, ministrada pelo professor Robson Santana.

1 de Dezembro de 2022 ( 8:30 ) – oficina de bonecas Abayomi, no Parque da Cidade. Esta atividade tem os idosos como público alvo e contará com a presença do grupo “Eu sou a melhor idade”, da UBS São Camilo. A oficina será realizada pelo oficineiro Paulo Henrique (DJ Joker) e é uma proposta do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Jundiaí. Aberto ao publico.

3 de Dezembro de 2022 ( 10:00 ) – roda de conversa “A Violência Psicológica contra a Mulher Negra”, na Biblioteca Nelson Foot, ministrada pela psicóloga Andréia Neves.

•4 de Dezembro de 2022 ( 9:00 ) – “Hip-Hop 3 x 3”, festival de hip hop com “rachão” de basquete 3 x 3. O evento acontecerá nas quadras de basquete do mundo das crianças em comemoração ao aniversário de 49 anos do Hip-Hop. Evento aberto ao público de todas as idades e terá uma quadra separada exclusivamente para as crianças

4 de Dezembro de 2022 ( 17:00 ) – teatro abordando a temática do colorismo e roda de conversa, na sala Jundiaí, localizada no expressa (complexo fepasa). Esta ação é uma parceria da Rede Emancipa e a Cia Nascem de teatro e contará com uma roda de conversa após a peça teatral.

7 de Dezembro de 2022 ( 9:00 ) adiado por causa da chuva – evento de hip hop na Escola Estadual Alessandra Pezzato, com DJ, B.Boys, MCs e grafiteiros. Na oportunidade do evento os grafiteiros farão um painel no muro do estacionamento da escola. Reagendado para o dia 03 de fevereiro de 2023.

7 de Dezembro de 2022 ( 18:00 ) adiado por causa da chuva – Roda com o grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim ao comando da Mestre Sereia e do Mestre Kauê, no espaço África do Jardim Botânico.

7 de Dezembro de 2022 ( 18:30 ) – adiado por causa da chuva – Caminhada da Igualdade racial. Um grupo de pessoas organizadas pelos ativistas negros e a Assessoria de Políticas para Igualdade Racial, caminhará da entrada do Jardim botânico até o paço Municipal, para entregar um documento nas mãos do Prefeito e o Gestor da Casa Civil.

8 de Dezembro de 2022 ( 18:30 ) – homenagem ao “Negritude Futebol Clube” pela representação da comunidade negra no esporte. Homenagem acontecerá no auditório do paço Municipal. Evento aberto ao público.