Centro de Memória – Arquivo Histórico

Sobre o Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico é o equipamento responsável pela salvaguarda e democratização do acervo documental e iconográfico de Jundiaí. Vinculado ao Departamento de Museus da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), o equipamento localiza-se atualmente no Complexo Fepasa. Inserido como política pública para o resgate, tratamento, organização, pesquisa e difusão, o Arquivo Histórico, enquanto centro multidisciplinar, tem como proposta relacionar a História do Município com os processos históricos da sociedade brasileira.

O Arquivo Histórico substitui o antigo Centro de Memória de Jundiaí, fundado em 14 de dezembro de 2012. Antes do Complexo Fepasa, o Arquivo esteve em dois imóveis localizados na rua Senador Fonseca (um deles o imóvel localizado na Praça dos Andradas) e no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, até ter seus arquivos transferidos para onde se encontram atualmente.

Fazem parte do acervo do Arquivo Histórico diversos itens, como: documentos datados desde 1656 (período em que as extensões do Município extrapolavam as atuais delimitações do Estado de São Paulo), mapas, fotos e equipamentos fotográficos, ordens régias, livros com registro de óbitos de escravos, biblioteca de obras raras, acervo ferroviário, atas da Câmara Municipal, além de relatórios e documentos de diversas administrações da Prefeitura Municipal.

Acesso

Interessados em acessar o Arquivo Histórico devem realizar uma solicitação formal, através do e-mail centrodememoria@jundiai.sp.gov.br ou do telefone (11) 4585-9767, apresentando dados como nome, documentos pessoais, instituição que representa (para pesquisadores e estudiosos), proposta da pesquisa, e indicação e descrição do material de consulta que deseja.